Confira os recursos para análise de distúrbios de movimento que adicionamos ao software Neuro-MEP.NET Omega!
Curvas retificadas e filtradas para representar melhor a evolução do grau de contração
No exame do sinal bruto da miografia, a avaliação do grau de contração e sua evolução é um tanto subjetiva. Quanto maior a contração, maior o "envelope" da amplitude pico a pico e a "densidade dos picos".
Se o sinal for retificado (convertendo todos valores em "positivos"), a avaliação fica um pouco mais fácil, pois passamos a olhar apenas os picos.
Se, além disso, calculamos a "média de amplitude" a cada segmento X, obtemos curvas como as ilustradas na imagem anterior, o que torna fácil a tarefa de visualizar a tendência de amplitude, seu ritmo e como os agonistas e agonistas se coordenam.
Para isso, basta inserir a fórmula a seguir na seção "Curvas" do modelo de teste
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LgDDSPu2Loo
MAC index: quantificação objetiva do grau de contração
Nos modelos de teste de EMG de interferência, experimente exibir a coluna com cálculo do "MAC index - mV/s". Esse índice é calculado com base na soma de todos os valores absolutos de voltagem a cada 1 segundo e representa de maneira objetiva o grau de contração.
O índice é útil, por exemplo, para quantificar a distonia e orientar dosagem de toxina botulínica.
Análise espectral do tremor
A análise espectral é outra maneira objetiva de aferir a frequência de um tremor. No gráfico do espectro, o maior pico geralmente é a frequência dominante do tremor, porém há também "harmônicas" dessa frequência, daí o cuidado necessário para interpretar esse gráfico. Por exemplo: se a frequência principal do tremor é 6.5 Hz, o gráfico mostra picos também a 13 Hz e 19.5 Hz, e ora o pico de uma harmônica chega a ser maior que o pico da frequência dominante do tremor.
hcf(abs(chan1),5)
Onde: hcf => high cut filter, abs => valor absoluto chan1 => canal 1 O parâmetro de valor "5", no exemplo representa 5Hz, ou seja, cada ponto representará a média de contração a cada 1/5 de segundo.
Comments