Inúmeros estudos têm investigado os efeitos do NFB nos sintomas atencionais e de hiperatividade. Os principais achados sugerem melhora na desatenção e hiperatividade em crianças e adolescentes, com maior efeito nos sintomas atencionais.
A seguir, listamos alguns artigos que exploraram essa temática:
Arns e colaboradores (2020) fizeram um levantamento de artigos publicados na literatura e usaram os critérios da Associação Americana de Psicologia (APA) para avaliar práticas baseadas em evidências em psicologia. Eles concluíram que o neurofeedback é eficaz e específico no tratamento do TDAH pediátrico, quanto a aplicação envolvia os protocolos padronizados (SMR, razão T/B ou SCP). A partir de escalas que avaliaram a percepção de pais e professores, a intervenção mostrou um tamanho de efeito médio, e ganhos que se mantiveram entre 6-12 meses. As taxas de remissão de sintomas foram entre 32-47%.
Lee e colaboradores (2022) focaram no efeito do treinamento da razão T/B em crianças e indicam melhora no comportamento e atenção das crianças após o treinamento, e que os efeitos do NFB foram superiores à lista de espera (sem intervenção), à atividade física e ao placebo. Além disso, observaram que após interromper a intervenção, as crianças continuaram a melhorar, indicando efeitos de neuroplasticidade.
Em relação à medicação, essas duas metanálises (Arns et. al, 2020 e Lee et. al, 2022) indicam que os efeitos do NFB é um pouco menor que os efeitos da intervenção medicamentosa, no entanto a associação entre NFB e medicação foi melhor para pacientes resistentes ao tratamento farmacológico exclusivo (Arns et. al, 2020). Além disso, o NFB mostra-se como uma opção para pacientes que apresenta efeitos colaterais com a medicação.
Referencias:
Arns, M., Clark, C. R., Trullinger, M., DeBeus, R., Mack, M., & Aniftos, M. (2020). Neurofeedback and attention-deficit/hyperactivity-disorder (ADHD) in children: rating the evidence and proposed guidelines. Applied psychophysiology and biofeedback, 45(2), 39-48. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32206963/ Lee, C. S., Chen, T. T., Gao, Q., Hua, C., Song, R., & Huang, X. P. (2023). The effects of Theta/Beta-based Neurofeedback Training on attention in children with attention deficit hyperactivity disorder: A systematic review and Meta-analysis. Child Psychiatry & Human Development, 54(6), 1577-1606. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10578-022-01361-4
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